A Associação de Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) tem uma oficina de construção de cadeiras de rodas desde 1992, mas ela ainda é pouco conhecida. Em média, recebe uma encomenda por mês. Além disso, a oficina, no bairro Planalto, zona oeste, faz reformas e manutenção das cadeiras e fabrica também barras de apoio, muletas e bengalas.

O administrador da oficina, Valdemir de Farias Silva, de 62 anos, conhecido como Miro, trabalha há sete anos como voluntário na Aparu. Segundo ele, os preços das cadeiras construídas no local variam, geralmente, de R$ 1,1 mil a R$ 1,8 mil, dependendo do material usado e do tipo da cadeira.fabrica aparu

Ainda de acordo com Miro, a oficina, que conta atualmente com a contribuição de três pessoas, precisa de mais voluntários. “As encomendas das cadeiras são poucas, mas os reparos são muitos. A gente não para.” Nesta semana, os voluntários se ocuparam com a fabricação e reforma de cadeiras de arremesso, específicas para atletas da Aparu. “Os próprios atletas têm vindo para ajudar a acelerar o trabalho”, afirmou Miro, que disse também que outra necessidade da Aparu é a doação de materiais, como tubos de ferro.

Segundo a coordenadora da Aparu, Denise Resende Farias, a oficina presta um serviço importante à comunidade. Ainda de acordo com ela, Uberlândia é a única cidade que fabrica cadeiras de rodas personalizadas de acordo com necessidades específicas. “A cadeira sai conforme o pedido, podendo ser, por exemplo, mais larga do que a convencional.”

 ENCOMENDAS DE CADEIRAS DE RODAS

- Interessados devem se dirigir à oficina para fazer o pedido
- Em caso de reforma, a cadeira deve ser levada à oficina para fazer o orçamento

OFICINA

- Telefone para contato: 3238-1033

VOLUNTÁRIOS PARA A OFICINA

- Interessados devem procurar a sede da Aparu, na rua Juvenal Martins Pires, 281, bairro Jardim Patrícia, zona oeste de Uberlândia, para fazer entrevista.