A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas – Parte 4

Empregabilidade

Tenho deficiência física. Como eu faço para encontrar um emprego?

A APARU possui o trabalho de empregabilidade e qualificação, através do setor denominado Banco de Empregos, que visa a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Este setor faz a ligação entre as pessoas com deficiência aptas a trabalharem e as empresas que ofertam vagas de emprego voltadas para o público da instituição.

Estamos com algumas vagas em aberto na nossa empresa para PcD, porém estamos encontrando dificuldades nesse processo. A APARU pode auxiliar?

Precisamos de mais dados sobre vaga. Segue Solicitação, após preencher é só nos enviar que faremos uma triagem dos interessados e lhes enviaremos.

Estamos com uma vaga aberta para PcD, teria alguém para nós indicar?

Precisamos de mais dados sobre vaga, salário, horário de trabalho, benefícios e acessibilidade. Segue a solicitação, após preencher é só nos enviar que faremos uma triagem dos interessados e lhes enviaremos.

Nossa empresa gostaria de ver com vocês a possibilidade de realizarmos a ação de vivência com os nossos líderes aqui. O que é necessário?

Sentimo-nos honrados em contribuir com essa atividade na empresa de vocês. Vamos precisar de transporte para a equipe e para os materiais. Em caso de dúvidas ou maiores informações, fale conosco!

Estamos com um programa de formação de PcD’s. Podemos contar com o auxílio desta instituição para que possam ser indicados PcD’s para as vagas disponíveis?

Sim. Temos um projeto chamado Café com Ideias, ocorre uma vez por mês, em 03 horários: manhã/tarde e noite, com 01 hora de duração com os associados do Banco de Empregos. Nele você apresenta a empresa fala das vagas e tiram as dúvidas. Segue anexo programação.

Estamos buscando instituições que possam divulgar vagas para PcD. Vocês possuem canais e/ou murais que possamos disponibilizar essas oportunidades. Poderiam nos auxiliar?

Temos um projeto chamado Café com Ideias, ocorre uma vez por mês, em 03 horários: manhã/tarde e noite, com 01 hora de duração com os associados do Banco de Empregos. Nele você apresenta a empresa fala das vagas e tiram as dúvidas, segue programação. Com relação às vagas precisamos de mais dados. Segue a Solicitação, após preencher é só nos enviar que faremos uma triagem dos interessados e lhes enviaremos.

Estamos com uma vaga de Auxiliar Administrativo exclusivamente para PcD. Vocês cobram algum valor para divulgar vagas? Caso não, vocês poderiam divulgar para nós, por gentileza?

Precisamos de mais dados sobre vaga. Segue a Solicitação para ser preenchida, após preencher é só nos enviar que faremos uma triagem dos interessados e lhes enviaremos sem nenhum custo, o que pedimos é um feedback sobre o associado encaminhado. 

O que deve constar no laudo médico para PcD?

Dados pessoais (nome, RG, CPF); Especificação e detalhamento da deficiência; Código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID); É importante que o CID se refira à sequela e não à causa da deficiência.

Quando o empregado PcD pode ser demitido?

O empregado PcD não tem garantia de estabilidade. Então, ele pode ser demitido sem justa causa ou por justa causa, da mesma forma que a empresa faria com funcionários sem deficiência.

Quais as regras para contratação de PcD?

Para a contratação de PcD, não há regras especiais quanto ao contrato de trabalho e à assinatura da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), sendo que todas as normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) devem ser cumpridas.

Pessoa com deficiência se aposenta mais cedo?

Sim, quem é PcD se aposenta mais cedo, podendo optar por idade, que é 60 anos para homens ou 55 para mulheres.

Quais as vantagens de contratar PcD?

Funcionários mais produtivos, redução da rotatividade e um ambiente livre de preconceitos são algumas das vantagens de contratar PcD.

Qual a cota de PcD para as empresas?

De 100 a 200 empregados, a reserva legal de vagas é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4% e com mais de 1.001 empregados 5%.

Tenho interesse em associar na APARU. Sendo assim, quais os procedimentos?

É necessário comparecer no Serviço Social da instituição com seu laudo e documentos pessoais.

Cultura, convivência social e comunitária

A APARU oferece alguma atividade cultural?

Sim. Dentre os programas ofertados da APARU está o Incluindo Arte. Nele são ofertadas diversas oficinas como por exemplo: pintura em tela, artesanatos diversos, violão e teclado.

Prestação de serviços a comunidade

A qual público é destinado empréstimo de equipamento locomoção?

A todos que procuram a instituição é realizado um agendamento de acordo com a disponibilidade do equipamento.

Quanto tempo posso ficar com o equipamento emprestado?

O empréstimo é feito por três meses, podendo ser renovado acordo com a necessidade da pessoa e a demanda da instituição por mais um mês.

Quais documentos são necessários para o empréstimo do equipamento?

Na retirada do equipamento na APARU, você deve trazer RG, CPF, comprovante de residência e contato telefônico, sendo necessárias a apresentação dos documentos do beneficiário e do responsável.

VEJAS MAIS NAVEGANDO NAS OPÇÕES ABAIXO:

Autor

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário