A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Perguntas e Respostas
perguntas e respostas da Aparu

Perguntas e Respostas – Parte 2

Pessoas com quais tipos de deficiências que podem associar na APARU?

Toda a pessoa com DEFICIÊNCIA FÍSICA que tiver interesse de se associar pode nos procurar munida de sua documentação.

Tenho deficiência visual posso me associar?

Não, pois é uma associação para pessoas com deficiência física.

Quem tem direito ao cartão de gratuidade?

Pessoas com deficiência e idosos. A legislação municipal solicita para as pessoas com deficiência um comprovante de matrícula em escolas ou clínicas especializadas ou associadas a entidades representativas.

Qual o procedimento para fazer o cartão de gratuidade municipal?

O cadastramento no programa exige encaminhamento de instituições representativas do segmento da pessoa com deficiência em formulário fornecido pela instituição ou manifestação de vontade própria do requerente em formulário específico.

As perícias agendadas a pedido de instituições representativas são realizadas no período matutino em datas, locais e horários programados pelo setor.

Quem tem direito ao transporte acessível?

O programa Porta a Porta atende pessoas com de deficiência, com alto grau de dependência, totalmente impossibilitadas de utilizar o sistema convencional adaptado. Trata-se de um serviço oferecido por meio de vans adaptadas para transporte especial para frequência ao ensino formal, profissionalizante, habilitação e reabilitação, saúde, cultura e lazer, nesta ordem de prioridade.

O transporte interestadual é direito de todos?

O Passe Livre é fornecido pelo Ministério da Infraestrutura a pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual ou múltipla.

O transporte intermunicipal é direto de todos?

Esse direito é fornecido para pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual ou múltipla.

A EMISSÃO DA CARTEIRA FOI SUSPENSA, POR PRAZO INDETERMINADO, EM RAZÃO DE IMPOSSIBILIDADE FINANCEIRA PROVOCADA PELO TRANSPORTE CLANDESTINO E AGRAVADA PELA PANDEMIA DO COVID-19.

VEJAS MAIS NAVEGANDO NAS OPÇÕES ABAIXO:

Autor

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário