Sobre a Aparu

Nossas História

Fundada em 1979 a APARU é uma instituição criada e dirigida por pessoas com deficiência física que tem por finalidade a defesa dos direitos e melhoria de qualidade de vida. Executa ações para fazer respeitar as diferenças e para que a deficiência seja vista como mais uma das características das pessoas. Sua luta pela acessibilidade vem desde os anos 80 através da realização de campanhas como a “Uberlândia sem Barreiras” e “Eleições sem Barreiras”.

Propôs várias ações civis públicas a fim de tornar o transporte público interestadual acessível às pessoas com mobilidade reduzida e outras para que o poder judiciário seja acessível a todos, além de participar ativamente de mobilizações para a efetivação de direitos da pessoa com deficiência.

A Aparu promove oficinas vivencias nas escolas, empresas, dentre outras com a finalidade de fazer com que a diversidade seja respeitada. Suas ações nesta área tiveram o reconhecimento da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República que concedeu à APARU, em 2010, o Prêmio Direitos Humanos.