A APARU há 42 anos defende os seus direitos  das pessoas com deficiências,  trabalhando para proporcionar a sua habilitação e reabilitação para a melhoria da qualidade de vida e aquisição de maior autonomia e independência.

Contato

R. Juvenal Martins Píres, 281 - Jardim Patricia

aparu@aparu.org.br

(34) 3238-1033

Perguntas e Respostas
perguntas e respostas sobre serviços

Perguntas e Respostas – Parte 3

Como a APARU contribui para propagação dos direitos da pessoa com deficiência?

Os associados participam de reuniões mensais com duração de 90 minutos, para fomentar o empoderamento para a formação de cidadãos ativos através do conhecimento do conteúdo da legislação vigente.

Como a APARU pode contribuir na inclusão de crianças na escola?

O projeto “Vivenciando a Deficiência”: Com o objetivo de levar as pessoas a avaliar a acessibilidade, superar preconceitos, reconhecer e valorizar o outro, estabelecer princípios de solidariedade e enfim, ver na pessoa com deficiência um sujeito de direitos e de capacidade para a igualdade de direitos e proporcionar uma nova visão da sociedade em relação ao cotidiano da pessoa com deficiência;

O que são vivências?

Atividade realizada com o objetivo de proporcionar uma nova visão da sociedade em relação ao cotidiano da pessoa com deficiência. O trabalho é realizado com grupos por 15 a 20 participantes, para os quais serão distribuídas tarefas a serem cumpridas. Alguns oficineiros observam toda a realização da tarefa, sem prestar ajuda. Ao vivenciar as dificuldades para o cumprimento da tarefa, o grupo tem o diagnóstico sobre a acessibilidade do local no qual a tarefa foi executada. Finalizando, os monitores abordam questões relacionadas à experiência vivida, tais como solidariedade, preconceito, acessibilidade, comunicação, inclusão social, respeito e há depoimentos de pessoas com deficiência.

HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO

Como fico sabendo se tenho perfil para me tornar associado da APARU?

Você vai passando por uma entrevista com análise dos laudos, e será realizada avaliação física com exames clínicos feitos pelo membro da equipe para constatação da deficiência. Se aprovado, se dará o seu ingresso na instituição.

Qual objetivo dessa avaliação?

Avaliar e recomendar atividades de acordo com a necessidade e potencialidades do associado, ou encaminhamento para a rede, quando não for constatada a deficiência física.

Qual o público alvo da APARU?

Pessoas com deficiência física.

Qual o objetivo e a atuação da comissão interdisciplinar de habilitação e reabilitação dos atendimentos em grupos?

Habilitar e reabilitar as condições físicas contribuindo para maior autonomia, independência nas AVDs (Atividades de Vida Diária), proporcionando melhora qualidade de vida dos participantes, prevenção de agravos e melhoria da autoestima, confiança, convivência, valorização pessoal e de relacionamentos sociais.

Durante a pandemia como foram realizados os atendimentos no setor de reabilitação?

Foram feitos contatos individuais e em grupos, para atendimentos online com esclarecimentos de dúvidas aos associados, através de grupos de aplicativos com de troca de mensagens, vídeos educativos e com chamada de vídeo.

Vocês fazem alguma palestra voltada para a saúde?

Dentre os diversos projetos e programas desenvolvidos pela APARU, o Viva Vida é um programa com a finalidade de informar os(as) associados(as) sobre qualidade de vida e saúde. As palestras atualmente acontecem no segundo sábado de cada mês às 14h através da página do Facebook da APARU.

Paradesporto

Como faço para ser um paratleta na APARU?

O interesse em ser um paratleta é o primeiro e principal ato para fazer parte da equipe de paralímpica da APARU.

Para ser um paratleta na APARU é necessário que você passe pelo processo de associar na instituição. Após esse processo é agendado um bate papo com o diretor de paradesporto para que juntos possam definir quais modalidades serão compatíveis com a deficiência que você tem e também com as suas potencialidades. Só então será feita a escolha da modalidade praticada por você.

VEJAS MAIS NAVEGANDO NAS OPÇÕES ABAIXO:

Autor

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário